O ano de 2016 começou com novidades interessantes na UTI Neonatal do Hospital Beneficente Unimar (HBU). Foi implantado um novo tratamento nos bebês recém-nascidos que consiste em colocá-los em pequenos ofurôs com músicas ao fundo. O processo foi utilizado pela primeira vez em dezembro de 2015 e agora já está oficialmente adotado pelo hospital.
Segundo a enfermeira Aline Marzola, responsável pela UTI Neonatal, o procedimento é utilizado para ajudar no desenvolvimento natural das crianças. “Nós os colocamos em pequenos ofurôs com água morna e eles ficam ouvindo músicas ao fundo. Todo o processo é realizado com a ajuda de uma terapeuta ocupacional”, explica Marzola. O objetivo é que o processo promova calma e tranquilidade para os recém-nascidos, estimulando o desenvolvimento físico natural.
Os responsáveis pelas crianças que fazem o ofurô podem assistir ao procedimento e aprovam a novidade do hospital. “Foi algo muito bem recebido pelos pais, assim como as redinhas que nós começamos a usar em 2014. Eles podem perceber que realmente é uma técnica tranquila, executada por profissionais capacitados e que as crianças reagem muito bem ao procedimento”, diz Marzola.
A implantação dos ofurôs para os recém-nascidos da UTI Neonatal do HBU reforça o serviço de excelência prestado dentro da maternidade do hospital e o compromisso da instituição de procurar oferecer aos seus pacientes os melhores e mais humanizados tratamentos.