Na última quarta-feira (28/10), o Hospital Beneficente Unimar (HBU) recebeu o enfermeiro e consultor do Centro de Estudos da Santa Casa de São Paulo (Cealag), Luis Otávio Barbosa Viana para uma palestra com todos os líderes de setor do hospital. O evento teve como objetivo propor e discutir ferramentas que permitam que os processos de trabalho da instituição eficientes e garantam maior qualidade de serviço.
Realizada na sala de apresentações do quinto andar do Bloco 9 da Unimar – Universidade de Marília, a exposição de Barbosa começou por volta das 9h da manhã falando sobre a estrutura formal da organização. Ele também aproveitou para falar sobre a importância de usar ferramentas que permitam que os serviços do hospital sejam registrados da forma mais eficaz possível. “Nós documentamos gestão de processos para podermos avalia-los posteriormente e, se for necessário, muda-los”, explicou. Um dos recursos que podem ajudar na regulamentação dos setores da instituição é a criação de manuais e regimentos que devem ser seguidos e respeitados.
A parceria do HBU com a Cealag é fruto da sua participação no Programa de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, que já beneficiou 70 hospitais em todo o estado de São Paulo. Nos últimos meses, a Cealag tem realizado visitas periódicas ao hospital para avaliar como são feitos os processos de gestão e ajudar a instituição a alcançar processos mais modernos e eficientes.
O Hospital Beneficente Unimar ingressou no programa no final de 2014 e procura, através dele, trazer para a sua realidade os fundamentos e critérios que levam uma gestão a ser considerada excelente. O tempo médio de duração do programa é de 2 anos. O evento realizado na última quarta-feira é mais um passo em direção à certificação do HBU como hospital filantrópico com práticas de gestão de excelência.