ABHU participa de grupo de trabalho sobre saúde mental em Marília

27 de janeiro de 2024

Iniciativa vai se traduzir em ações voltadas aos cuidados para os trabalhadores e usuários do hospital, além dos alunos da Universidade de Marília

A Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), mantenedora do Hospital Beneficente Unimar (HBU) está participando, juntamente com um grupo de 15 pessoas, das discussões sobre as políticas públicas de saúde mental em Marília. Essa é uma das iniciativas que estão sendo desenvolvidas, dentro da programa do Janeiro Branco, que é voltado para questões de saúde mental.

O grupo contou com a participação de Camila Alcalde, supervisora da Saúde Mental na Secretaria Municipal da Saúde, de Adriana Magali Dezotti Batista, terapeuta ocupacional, do professor e membro do Comus (Conselho Municipal da Saúde), Emerson da Silva Santos, além da diretora de ensino, pesquisa e extensão da ABHU, Maria Elizabeth Hernandes Corrêa.

Camila destacou que o balanço desse primeiro encontro é bastante positivo, uma vez que é um movimento de reaproximação para desenvolver um trabalho intersetorial. “São pessoas muito competentes que só têm a agregar. Atualmente a gente precisa de um suporte, a gente precisa de movimentos extra-muros, que realmente tenha uma comunicação com a comunidade”, explicou.

Segundo ela, existem diversas frentes para serem trabalhadas, que vão desde a gestão até a revisão do processo de trabalho, passando pela capacitação e a questão de implantar uma política pública eficiente. Além de fazer eventos voltados ao público em geral. “Esse é o trabalho extra-muros que mencionei e para isso acontecer é preciso do suporte de um grupo que realmente esteja a fim, que vista a camisa”, salientou.

Adriana Dezotti ressaltou que o objetivo da primeira reunião foi conhecer as informações epidemiológicas, a organização do cuidado no município e compreender como que a política de saúde mental está sendo implementada na cidade.

A terapeuta apontou ainda que vão ser marcadas outras reuniões, com o desdobramentos de pautas ligadas à questão da saúde mental. “E na medida que isso for acontecendo, o grupo vai estar articulando com demais atores sociais”, disse.


A definição de uma política pública voltada à saúde mental vai trazer impactos também no atendimento prestado pelos hospitais. Neste sentido, Maria Elizabeth Hernandes Corrêa, da ABHU, ressaltou que essa é uma questão fundamental dentro do HBU. “Tanto no cuidado dos nossos trabalhadores dentro do próprio hospital e nos serviços que compõem a ABHU, como também para os nossos usuários e aos alunos que a gente forma dentro da Universidade de Marília (Unimar)”, afirmou.

Ela ressaltou ainda que, diante disso, a participação da ABHU é considerada fundamental para verificar como a saúde mental está sendo tratada e implementada no município, além de aproveitar as ideias do grupo de trabalho para incluir nos serviços oferecidos pelo hospital.