Grupo de alunos do curso de técnico em enfermagem da Universidade de Marília (Unimar) está fazendo a capacitação de pessoas em primeiros socorros. Atividade faz parte da grade curricular dos acadêmicos e abrange ambientes internos do Hospital Beneficente Unimar (HBU) e a comunidade.
A capacitação consiste em passar aos participantes as noções básicas de primeiros socorros para pessoas que estão em situação de convulsão, engasgo ou parada cardiorrespiratória. O treinamento ensina inclusive como usar o desfibrilador portátil, que é essencial no atendimento às vítimas de maus súbitos.
A primeira turma a passar pela capacitação foram os alunos que atuam na recepção do hospital. O treinamento é teórico e prático, ou seja, os participantes recebem orientações sobre os procedimentos, o passo a passo para fazer os primeiros atendimentos e depois, executam atividades práticas, usando equipamentos próprios para esse fim.
A equipe de técnicos de enfermagem também está fazendo a capacitação dos colaboradores dos Supermercados Tauste, que é um dos grandes parceiros do HBU nas ações sociais. Os participantes puderam fazer exercícios práticos de massagem cardíaca, manobra de desengasgo em adultos e crianças e uso do desfibrilador.
A supervisora das urgências e emergência, também da enfermaria clínico-cirúrgico, Mayra André Coube Menezes, é a orientadora dos técnicos e explicou que essa atividade atende a formação dos novos profissionais e, ao mesmo tempo, leva à comunidade técnicas de primeiros socorros. “É muito importante para os nossos alunos terem a capacidade de multiplicar estas informações e, ao mesmo tempo, a comunidade saber como proceder em um caso de urgência e emergência, dando os primeiros cuidados até a chegada da equipe de socorro”, ressaltou.
A operadora de caixa, Bruna Aparecida, considerou a capacitação muito importante, e destacou que pode fazer a diferença na hora de socorrer alguém em dificuldades. “Eu nunca vivenciei uma situação em que alguém estivesse necessitando de primeiros socorros, mas agora, depois desse treinamento, me sinto preparada para ajudar melhor as pessoas”, relatou.