Foi realizado na sala de treinamentos (S4), por meio de um café científico, a apresentação de um novo cateter central percutâneo para pacientes adultos. Um grupo de 22 pessoas, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais das unidades de terapia intensiva adulto, neonatal e unidades de internação participaram do encontro, quando conheceram o dispositivo. Segundo a supervisora de enfermagem do HBU (Hospital Beneficente Unimar), Aline Marzola, que participou da apresentação, nos próximos dias deve ser marcado um treinamento, para que o novo dispositivo comece a ser utilizado em pacientes atendidos pelo HBU.
Aline destacou que o processo de implantação vai ser gradativo e que o novo dispositivo pode garantir maior conforto aos pacientes. “Esse cateter central é de primeira geração e apresenta características que podem oferecer melhor atendimento aos pacientes, com menor risco de infecção”, destacou.
Aline explicou que no próximo dia 17 de julho acontece um novo encontro, quando será definida a carga horária, com aulas práticas e teóricas sobre o novo cateter central.
O QUE É CATETER CENTRAL PERCUTÂNEO/ É um dispositivo inserido em uma veia calibrosa, conectado a um reservatório que fica implantado debaixo da pele, e se estende até a entrada da veia do coração (veia cava) e pode ser deixado neste local por algum tempo, em alguns casos até anos, dependendo da qualidade. O dispositivo deixa uma veia sempre acessível, excluindo a necessidade do uso dos braços para aplicação de medicamentos e de várias punções para procurar veias.
O cateter também serve para a administração de medicamentos irritantes ou vesicantes; de soluções com hiperosmolaridade (nutrição parenteral); de drogas vasoativas e para resolver problemas com a dificuldade de acesso periférico.