O leite materno, contém todos os nutrientes de que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida:
Tem áqua em quantidade suficientemesmo em clima quente e seco o bebêque apenas mama no seio não precisa nem mesmo de água!
Contém proteína mais adequada para o bebê;
Vitaminas em quantidades suficientes. Não hánecessidade de suplementos vitamínicos;
Embora não possua grande quantidade de ferro, este é bem absorvido no intestino da criança;
Quantidades adequadas de sais, cálcio e fósforo;
Éde fácil digestibilidade, sendo portanto mais facilmente absorvido pelo bebêo qual mama commaior freqüência do que toma mamadeira.
O leite naterno promove o crescimento de microorganismos no intestino da criança (lactobacillus) que fermentam o açúcar do leite (lactose) tornando as fezes mais freqüêntes e menos consistentes, principalmente nas duas primeiras semanas de vida. Estes microorganismos impedem que outras bactérias se instalem e causem diarréia.
O leite materno contém endorfina, substância química que ajuda a suprir a dor. Crianças que tomam mamadeira têm maior risco de obesidade na vida adulta.
O leite materno possui anticorpos, leucócitos e outros fatores anti-infecciosos, que protegem contra a maioria das bactérias e vírus. Portanto, crianças que mamam no peito sofrem 11 vezes menos riscos de falecer por diarréia e 4 vezes menos por pneumonia do que os bebês alimentados com outros tipos de leite.
Nos bebês, o ato de sugar o seio éimportante para o desenvolvimento da man´dbula, dentição e músculos da face, contribuindo também para outros benefícios, como o bom desenvolvimento da fala.
Vantagens para a mãe: Diminuir o tempo de sangramento pós-parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal
Quando a criança suga, a hipófise posterior da mãe éestimulada a produzir um hormônio (ocitocina) quecontrai o útero diminuindo o sangramento e favorecendo que o útero volte mais rapidamente ao volume normal.
Ajuda a mãe a voltar mais rápido ao peso pré-gestacional
Durante o último trimestre da gestação a mulher acumula energia sob a forma de gordura para cobrir os gastos calóricos com a amamentação. E, calcula-se que a mulher que amamenta exclusivamente gasta 704 cal/dia. portanto, a amamentação ajuda a mãe a voltar mais rápido ao seu peso pré-gestacional uma vez que gasta as calorias acumuladas.
Pode reduzir a chance de câncer de ovário e de mama
Estudos de população demonstraram que mulheres que amamentaram com maior freqü~encia e por mais tempo, teveram menor risco de câncer de ovário e de mama.
É mais fácil e prático para a mãe
Estásempre pronto e na temperatura certa. Não se erra no preparo e nem hárisco de contaminação. Não necessita de utilização de recursos domésticos para sua aquisição.
Dicas
Não consuma de maneira alguma álcool, cigarros e cafeina enquanto estiver amamentando pois as cólicas podem ficar mais intensas.
Durante a mamada, épreferivel que vocêfique sentanda, em cadeira mediamente baixa, repousando pécorrespondente a mama que vai oferecer sobre um banco pequeno, levando a respectiva perna.
Cuidado com o umbigo: Após o nascimento, o cordão umbilicalda criança écortado alguns centimetros do umbigo. O procedimento que para a mãe pode parecer doloroso, não causa dor a criança, porque nesta área não hánervos.
Cuidados passo-a-passo:
Deixe o maior tempo possível o umbigo em contato com o ar. Não cubra o local com calça plástica, fralda ou curativos.
Certifique-se que o local esteja sempre seco e limpo
Para limpar o coto, utilize um limpo e umrfrcido em produto recomendado pelo pediatra
A limpeza deve ser realizada delicadamente no coto e na região em volta do umbigo
Após a queda do coto, a região deve ser limpa e seca diariamente para que o processo de cicatrização seja concluído
Muitos dos choros são porque o bebêestácom frio e a melhor maneira de saber se o bebêestácom frio ou não éreparar sempre na temperatura da sua mão. A maioria dos bebês, quando estão com as mãos frias, éporque não estão bem aquecidos.
Alguns bebês andam sem antes ter engatinhado. Engatinhar não éetapa necessária no desenvolvimento da criança.
Visitas: o bebêdeve receber uma visita de cada vez. Evite deixar pessoas com faringites ou amigdalites pegar o bebêpara evitar, assim a contaminação.
Teste do pezinho: Este teste consiste em um exame de sangue para triagem de erros metabólicos e doenças congênitas. Sua solicitação éobrigatória pelo Estatuto da Criança e do Adolecente.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com a nossa política de privacidade.