Pacientes de PA passam a contar com serviço de eletrocardiograma online

25 de agosto de 2011

Pacientes do PA (Pronto-Atendimento) da zona norte já contam com serviço de eletrocardiograma online para diagnóstico de problemas cardíacos. O sistema, pioneiro na região, é oferecido graças a uma parceria com a Unimar (Universidade de Marília).

“As informações são passadas online para o cardiologista que as avalia e emite o laudo. No último mês, dez pacientes foram enviados a serviços de emergência graças a esse diagnóstico preciso e ágil”, explica o cardiologista André Campos, do setor de hemodinâmica do Hospital Unimar. 

Sistema pode ser acessado do hospital, de casa e via celular. Um sinal é emitido assim que um novo exame é feito e o diagnóstico solicitado. “Do envio do exame até o laudo são menos de cinco minutos. Os problemas cardíacos são a maior causa de morte nos pronto-socorros e nessa hora o diagnóstico preciso é fundamental para salvar vidas.”
Antes, o serviço só era oferecido por convênios, agora é estendido a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). 

“Temos aparelhos nos pronto-socorros da Unimed, em Garça, no ambulatório de especialidades da universidade e agora no PA da zona norte. Assim que o PA da zona sul for inaugurado teremos esse serviço lá também, assim como em Vera Cruz”, diz o cardiologista e membro da equipe de profissionais da hemodinâmica, Ricardo Tóffano.

Além de Marília, essa tecnologia só é disponibilizada nos grandes centros, como São Paulo e Curitiba. Por mês são feitos até 9 mil eletrocardiogramas por esse sistema.

“Ontem [terça-feira] um paciente de 42 anos chegou ao PA com arritmia, avaliamos o eletro e já solicitamos que o médico generalista o encaminhasse para serviços de assistência. Se tem convênio esse paciente vem para a ABHU, se não para o Hospital das Clínicas. Se tivéssemos o credenciamento com o SUS todo o procedimento poderia ser realizado aqui”, conclui Campos.Com instalação da UPA, o serviço será transferido.

(publicado por: www.redebomdia.com.br)