UTI Neonatal do HBU recebe doação de polvinhos de lã produzidos por paciente do Hospital Oncológico

24 de novembro de 2023

A equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Beneficente Unimar (HBU) foi surpreendida com uma doação marcada por muita emoção. Edvaldo Pires de Almeida, noivo da voluntária Angélica Cristina Monteiro dos Santos, que morreu vítima de câncer no final de outubro, entregou dezenas de polvos de lã para o hospital.

O Projeto Octo, surgiu na Dinamarca em 2013, com um pequeno grupo de voluntários. Atualmente faz doações para cerca de 20 hospitais pela Dinamarca e recebeu pedidos para atuar em mais 15 países pelo mundo. 

Durante a entrega, Almeida ficou emocionado ao falar do trabalho que era desenvolvido pela noiva e da satisfação em estar entregando os bonecos que vão trazer bem-estar às crianças. “Ela lutou pela vida e sempre pensou no próximo. A gente nunca via ela desanimada ou triste. Foi e é um exemplo para nós”, relatou.

Por questão de segurança, os polvos de crochê devem ser 100% de algodão para poderem ser lavados. Além disso, é importante que os tentáculos não ultrapassem a medida de 22 centímetros.

A coordenadora da UTI Neonatal do HBU, Aline Marzola, destaca que os polvinhos trazem uma sensação de calma e proteção aos recém-nascidos. “Os tentáculos remetem ao cordão umbilical e causam uma sensação parecida com o útero materno”, explicou.

História

Nascida em Júlio Mesquita, mas trabalhando e atuando como voluntária em Marília, Angélica ficou conhecida por produzir e entregar os bonecos de crochê para pacientes das UTIs Neonatal de vários hospitais de Marília.

Ela começou a fazer os bonequinhos quando uma colega informou que o netinho precisava de um polvo, porque estava na UTI Neonatal e os profissionais da saúde indicaram.

Os bonecos mostraram grande efeito como suporte para tranquilizar e dar conforto a crianças em atendimento nas UTIs neonatal. Angélica contava com a ajuda das amigas Lilian e Silvana Silva, e juntas produziram dezenas de bonecos entregues no HBU e outros hospitais de Marília.